segunda-feira, 11 de junho de 2012

7 passos para encantar clientes através das mídias sociais

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Veja como encantar o cliente através da postura de sua empresa nos perfis sociais
Com o avanço do e-commerce brasileiro e o constante surgimento de novas lojas virtuais, encantar o cliente para fidelizá-lo é uma árdua tarefa. Dessa forma, para conquistar esse objetivo, pode-se fazer uso de inúmeras ferramentas presentes na web que podem ser aplicadas na loja. 

Entre as ferramentas disponíveis, destacamos as mídias sociais que podem ser trabalhadas cotidianamente junto aos consumidores. Veja como encantar o cliente através da postura de sua empresa nos perfis sociais: 

1. Esteja disponível e aberto 
Se você deseja ter sua loja virtual nas mídias sociais, de forma a se aproximar mais do seu público-alvo, é importante estar disponível para receber todas as manifestações de seus consumidores, sejam elas críticas ou elogios; 

2. Responda às citações dos clientes Uma vez que as manifestações são feitas, é imprescindível que o lojista responda às mesmas de forma profissional, proporcionando esclarecimentos e desenvolvendo uma boa reputação para sua empresa; 

3. Agradeça seus clientes 
Reconheça que seu cliente está colaborando para o crescimento de sua marca, de sua empresa; por isso, seja grato a ele ao se manifestar. Lembre-se: uma nota de agradecimento faz o cliente se sentir especial, por isso, diga "muito obrigado!" ao seu consumidor; 

4. Trate cada cliente com individualidade Seu cliente é único e quer ser tratado como tal, por isso, nada de generalizar clientes. Fale diretamente com cada um, responda a cada um segundo suas manifestações; eles aprovarão esta postura; 

5. Aja de forma transparente Isso é uma regra! Se, por acaso, ocorreu algum procedimento inesperado ou a empresa errou de alguma forma, é necessário agir de maneira transparente e se desculpar com seus consumidores, sempre que preciso; 

6. Faça algo de forma exclusiva 
Para encantar seus clientes, desenvolva na loja virtual promoções, sorteios, descontos, etc. Se seus clientes atingirem um determinado número de fãs no Facebook, por exemplo, homenageio-os, parabenize-os, agrade-os de alguma forma, aja com exclusividade!; 

7. Obtenha feedback O retorno das ações da empresa conforme a opinião do cliente é a forma mais eficaz para a medição do sucesso. Além disso, por vezes, os consumidores possuem sugestões valiosas que podem alavancar novos projetos da empresa, por isso, vale à pena buscar feedback de seus consumidores. 

Valorizar o cliente é uma questão de bom senso e visão de mercado, afinal as negociações virtuais só acontecem porque há pessoas dispostas e interessadas em consumir. Através dessas posturas, certamente, seus clientes serão encantados e se fidelizarão à sua empresa, pois entendem que há um compromisso por parte do empreendimento em manter uma relação de sucesso.
Administradores.com.br - Felipe Martins
Publicado em 21 de maio de 2012.

Um comentário:

  1. Adorei o post, parabéns!
    De fato, as mídias sociais proporcionam à empresa a possibilidade de construir uma relação direta com o seu público que, cada vez mais, o traz para junto do desenvolvimento da empresa, fazendo-o sentir-se útil, íntimo e, certamente, um cliente fiel.

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