quarta-feira, 20 de junho de 2012

Google alertará usuários infectados com software malicioso

Aviso aparecerá para PCs infectados na página de buscas da empresa.
Link levará para local em que será possível resolver o problema.


O Google anunciou que começará nesta quarta-feira (23) a alertar usuários em todo o mundo que estão infectados com o código malicioso DNSChanger. Ao realizar uma pesquisa no site de buscas da empresa, o usuário que estiver com o trojan na máquina ou na rede doméstica receberá um aviso no topo da página, podendo ser encaminhado para um site que o ajudará a resolver o problema.
De acordo com a empresa, em todo o mundo, mais de 500 mil máquinas estão infectadas com o malware.
O Domain Name System (DNS) é quem traduz os endereços da web para um código numérico que leva os browsers para o local desejado pelo usuário. O que o DNSChanger faz é modificar as configurações de DNS para alterar este endereço, levando para sites falsos hospedados em servidores maliciosos, podendo infectar máquinas e até roubar dados pessoais. O software malicioso pode modificar as configurações de redes domésticas, causando problemas em PCs, tablets e smartphones.
O FBI e a polícia da Estônia prenderam um grupo de pessoas envolvidas em disseminar o trojan em 2011. Desde então, diversos provedores de internet têm alertado seus usuários sobre o problema. Mas, de acordo com o Google, essas campanhas não funcionaram por que não conseguiram identificar os usuários afetados. Caso as máquinas não sejam "vacinadas" até 9 de julho, data que os servidores DNS serão desligados, é possível que o usuário não consiga acessar a internet.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário