quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Nova Busca Social no Facebook - O que é?


O grande anúncio de hoje do Facebook foi a nova busca social. É um passo importantíssimo para o Facebook. Mas também é bem diferente de outros sistemas que temos por aí, e adiciona muitas formas novas de usar o Facebook. Eis como ela funciona:

A pesquisa no grafo é uma forma de classificar através do Facebook…
A primeira coisa que você vai perceber é que a busca social não é “pesquisa na web”, como o Facebook destacou. Não é onde você encontrará links para Wikipedia ou letras de músicas nem nada parecido. É um jeito de acessar informações, pessoas e coisas que já estão no Facebook. Especificamente, é para encontrar coisas que foram compartilhadas no grafo aberto, que é o recurso do Facebook que compartilha apps que você usa, fotos que você comenta, e música que você ouve para o mundo inteiro ver.

…Mas ainda assim dá resultados de busca na web…
Naturalmente, nem tudo o que você digitar no campo da busca social estará no Facebook. Então se o Facebook não tem ideia do que fazer com os termos que você procurar, ele vai mostrar resultados do Bing (que é ótimo para buscas nos EUA). Grande notícia para o Bing, mas meio ruim para o Google. A parte mais notável para o Google é que a busca social organiza informações às quais o Google não tem acesso, o tipo de informação que eles ainda não conseguiram através do Google+.

…Que está focada em quatro áreas principais…
A busca social está centrada em procurar quatro tipos de coisas: pessoas, fotos, lugares e interesses. Você pode encontrar, usando o exemplo do Facebook, programas de TV que são assistidos por doutores. Ou apps que são usados por amigos de amigos. Ou doutores que são curtidos por outros doutores. Ou fotos de cachorros de suas amigas que moram em San Francisco. Literalmente tudo do universo do Facebook que está conectado de uma forma que você quer ou que está conectado. Parece bem simples, mas é uma forma bem inteligente de usar as informações sociais que o Facebook coleta.

…E meio que funciona como um site de encontros…
A forma como você classifica as coisas é bem parecida com a maneira que você classifica em sites de encontros tradicionais. “Mulheres solteiras que vivem a 40 quilômetros de onde estou com cabelo loiro e corpo médio e que também gostam de gatos” agora é, mais ou menos, algo que você pode buscar no Facebook e conseguir uma resposta. Provavelmente vai parecer com “Amigos de amigos que são solteiros e vivem na minha cidade e são mulheres que gostam de gatos.” Ou algo assim. Você digita uma sentença na barra de pesquisa social que tem uma série de filtros, como os dos exemplos anteriores, e ele vai dar resultados baseados nisso.

…E tem um potencial de ser uma ferramenta poderosa para stalkers… 
Obviamente, o Facebook está falando de avanços de privacidade, como os atalhos de algumas semanas atrás. Mas o fato é que essa é uma forma poderosa para ser maluco no Facebook. Você já consegue isso facilmente, mas ao juntar o poder de um site de encontros com seus amigos da vida real, certamente virão alguns efeitos colaterais inesperados.

…E vai ser incrivelmente mais poderoso no futuro.
Talvez a coisa mais importante que você precisa saber sobre a busca social é que vai funcionar lado a lado com o grafo aberto. O Facebook diz que qualquer coisa compartilhada no open graph vai poder ser procurada na busca social, o que significa que toda curtida, post, comentário, música ouvida, filme assistido – tudo isso estará disponível para ser procurado, filtrado e visualizado por pessoas usando a busca social.

Fonte: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário