sexta-feira, 1 de março de 2013

Foursquare a rede da vez!


É uma rede social e de microblogging que permite ao utilizador indicar onde se encontra, e procurar por contactos seus que estejam próximo desse local. O aspecto lúdico vem do fato de ser possível acumular distintivos relativos a lugares específicos, um pouco como os autocolantes dos anos 70.
A aplicação funciona para iOS, Android, Windows Mobile, Blackberry e Symbian e também na web (PC).
Hoje você não pode ficar fora dessa rede, ela é muito usada para avaliar, comentar, colocar dicas e fotos.
O proprietário do local avaliado pelos consumidores que utilizam essa rede devem ficar atentos, pois é uma ótima ferramente feedback.
Conheça mais aqui no site:: www.foursquarebrasil.com.br




História:

O Foursquare passou de 1 bilhão de atualizações de dados de entrada de usuários em diferentes locais (utiliza-se o termo "check-in" no serviço) no mês de setembro de 2011.

Em dezembro de 2010, o CEO da empresa, Dennis Crowley, anunciou que o serviço é utilizado por cerca de 5 milhões de usuários. 

Em dezembro de 2011 o serviço atinge o triplo desse número.

O método de utilização é simples: via aparelho móvel (celular, smartphone, outro similar) a pessoa cadastrada acessa o site e ativa, de acordo com sua localização, a checagem e identificação do local onde está via GPS (a operadora tem que ter o serviço disponível, e o aparelho a ferramenta/programa e o recurso necessários para tal), informando pontos de referência de localização geográfica cadastrados na base de dados do serviço. 

O usuário pode ainda compartilhar sua localização com outras pessoas,via Facebook ou mesmo o twitter.

A base de dados do Foursquare é criada pelos usuários. O serviço conta ainda com usuários que moderam os lugares, editando as informações de forma a seguir um padrão de visualização. 

Esses usuários são conhecidos como Superusuários ou SU´s. Os SU´s são escolhidos pelo Foursquare após passarem por testes de conhecimentos sobre o Guia de Estilo.

Foursquare: o jogo

Para cada local que você chega, pontos são acumulados. Estes pontos geram dois rankings de classificação: um no qual participam você e sua rede de contatos; outro que participam você e todos os usuários da sua cidade.

Quanto mais vezes você "frequentar" um lugar, melhor.

E se você for o usuário que mais acessa determinado local, torna-se prefeito daquele local.
Também é conferido uma espécie de troféu para os usuários mais ativos, que levam em consideração critérios como hábitos e frequência de acesso aos locais mantidos
pelo serviço.
O sistema de classificação é reiniciado a cada semana, estimulando as pessoas a continuidade das atividades ligadas ao jogo. Uma forma diferenciada de combater o sedentarismo e monotonia que é tão criticada hoje em dia, principalmente nos grandes centros urbanos.

Apesar de ter um sistema de classificação como um jogo, aos poucos, os próprios usuários começaram a usar o Foursquare como um guia de Serviços, cultural e gastronômico
de cidades. 

Em entrevista ao Wall Street Journal, David Crowley, cofundador e CEO da empresa, declarou que o app conta com milhares de usuários que o acessam com a intenção de consumir informações oferecidas por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário