quinta-feira, 18 de junho de 2015

Por que o AdSense paga tão pouco por clique?


Uma dúvida que intriga a maioria dos blogueiros é sobre o valor pago por clique no Google AdSense. A grande maioria usa esse serviço para ganhar dinheiro com seus blogs e ficam insatisfeitos com os resultados obtidos ao longo do tempo. Alguns fatores nós podemos controlar e outros são da forma como o AdSense divide os lucros. Entender isso nos fará usar melhor o AdSense para monetização dos nossos blogs.

Não há um blogueiro, parceiro do programa afiliado AdSense da Google, que não reclame dos resultados obtidos com a exibição de anúncios em blocos de links e banners. Mesmo que consegue bons resultados, sempre acha que poderiam ser melhores.


A verdade é que há fatores que determinam quanto o AdSense irá pagar por cada clique que um anúncio recebe. Inclusive você mesmo pode otimizar o desempenho das campanhas em seu blog com pequenas mudanças. Mesmo assim, nem tudo depende de nós.

Vou descrever aqui alguns fatores que influenciam no preço pago por clique nos anúncios AdSense. Este é um sistema de monetização que funciona ao estilo CPC (Custo por Clique), diferente de outros programas afiliados que podem ser mais rentáveis, pagando por ação (CPA) ou por número de exibições (CPM), inclusive com a soma desses modelos.

É preciso deixar claro que há outros fatores determinantes e aqui só selecionei os mais relevantes para o entendimento de como o AdSense funciona em sua relação com os Anunciantes e os Editores – aqueles que exibem os blocos de anúncios em seus Blogs.

Leia tudo e você aprenderá a ganhar mais dinheiro com seu Blog!

Abaixo você verá uma descrição dos principais pontos que determinam quanto vale o clique que um anúncios recebe no AdSense para determinar quanto será pago para você. Todos esses pontos são importantes e devem ser levados em consideração.

Sazonalidade = Assim como no mercado em geral, há épocas do ano em que são mais interessantes divulgar certos produtos. Há mais campanhas de publicidade sendo veiculadas. Por exemplo: com a chegada da Copa do Mundo, a venda televisores subirá e os anúncios de TVs vão pagar mais para serem exibidos e receberem cliques.

O AdSense funciona como um leilão para os anunciantes (empresas e agência de publicidade) que concorrem com o melhor preço para comprar blocos de anúncios e visibilidade. A maior parte dos ganhos fica com a Google e uma pequena parcela paga os editores/blogueiros.

Concorrência de anunciantes = Justamente essa concorrência em certos assuntos é que faz o preço do clique subir ou descer para determinados assuntos. Há assuntos que têm mais concorrentes que outros e assuntos que valem mais que outros. Um banner vendendo um carro tem mais valor que um vendendo um celular chinês.

O AdSense exibe os anúncios de forma contextualizada. Se seu Blog trata sobre “carros esportivos” não aparecerão anúncios de “roupas femininas”, mas apenas anúncios relacionados ao tema do conteúdo do seu Blog.

Assunto pouco lucrativo = Portanto, dependendo do assunto do seu blog, os cliques valerão mais ou menos. Se o seu público é direcionando para ler sobre literatura infanto-juvenil, os concorrentes para exibir anúncios serão poucos e pagarão pouco pelo clique, já que “vender livros” é menos lucrativo. Mas se seu Blog é sobre “cirurgias estéticas”, mesmo que suas visitas sejam poucas e existam poucos anunciantes concorrendo, o preço do produto é alto.


Qualidade e Quantidade das visitas =  Mesmo um blog com poucas visitas diárias pode ser mais lucrativo que um que receba mil vezes mais visitas. Justamente pelos fatores “concorrência” e “assunto” descritos acima, como também pela qualidade da visita recebida. Se o público é mais fidelizado, tem perfil consumidor e sempre gera cliques com vendas/resultados positivos para o anunciante, então aquele anunciantes vai querer pagar mais para continuar aparecendo bem posicionado naquele conteúdo específico.


Só que o fator “quantidade”, volume de visitas também faz diferença, pois boa parte dos visitantes simplesmente ignoram os banners e links de publicidade. O melhor é ter um equilíbrio no Blog: receber grande volume de visitas vindas dos buscadores, que tendem a clicar mais em anúncios; bem como uma boa parcela de visitantes fidelizados, que eventualmente se interessam pelos anúncios e geram cliques de qualidade.

Conteúdo de qualidade = Assim, voltamos ao velho chavão de se produzir conteúdo original e de qualidade para o seu Blog. É o único modo de criar um público certo para gerar melhores resultados com o AdSense ou qualquer outro Programa Afiliado que você use para ganhar dinheiro com seu Blog.

Otimização dos recursos = O AdSense tem uma série de ferramentas em seu painel para otimizar os resultados e desempenho dos blocos de anúncios. Essa otimização depende totalmente de você. Existem os critérios, os formatos, e até as informações sobre o tipo de público e posicionamento que seus banners recebem. Você pode aprofundar sobre isso lendo este outro artigo, onde detalhei cada item de otimização do AdSense:


Otimização direta do AdSense para ganhar mais dinheiro com Blog

Posicionamento dos anúncios = Inclusive não podemos esquecer como a posição em que os banners estão influencia drasticamente nos resultados obtidos. Os anunciantes pagam mais por blocos de anúncios que exibem conteúdo multimídia/imagens e texto, especialmente os maiores formatos que ficarem posicionados em locais muito visíveis do seu layout.

Dedique um tempo para fazer testes em seu layout ou até mesmo trocar de layout, para favorecer a exibição de anúncios em seu blog. Uma simples mudança de lugar e tamanho do bloco poderá dar grandes resultados nos seus ganhos.

Campanhas boas e ruins = Outro fator, que foge de nosso controle é a qualidade das campanhas e anúncios criadas pelos anunciantes e suas agência de publicidade. infelizmente nem tudo é atraente para o consumidor, o que acaba prejudicando o desempenho de certos blocos. As empresas levam um tempo para avaliar o resultado do que estão fazendo e isso diminui nossos ganhos por diminuir a taxa de cliques.

Cliques inválidos = Por fim, os temidos cliques inválidos. Há os cliques que o AdSense não contabiliza por considerar que foram acidentais (baseados em fatores de posicionamento ruim dos blocos de anúncios; tempo de duração da visita… e outras coisas). Ter muitos cliques inválidos nem sempre gerará punição para o editor parceiro do AdSense, mas diminuirá seu desempenho e até o preço pago pelos anunciantes para aparecer em suas páginas.

Por isso é tão importante estudar e testar a posição e formato dos blocos de anúncios que aparecem em seu blog. Além de nunca, NUNCA incentivar cliques ou tentar enganar seus visitantes, confundindo conteúdo com publicidade.

Desse modo, recomendamos que você leia nosso artigo “Como ser aprovado pelo AdSense” (mesmo que já esteja aprovado) para entender as regras do serviço e aprimorar seus conhecimentos sobre esse sistema de monetização.

Ah! E não perguntem quanto dá para ganhar com o AdSense. já respondi isso até em vídeo, que pode ser assistido aqui: Quanto dinheiro é possível ganhar com um Blog?


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