sexta-feira, 15 de abril de 2016

Sabe o que essas siglas CEO, CFO, CTO significam?



Com a avalanche de projetos, tanto no modo “tradicional” quanto na Web, muitas empresas são formadas e cargos são atribuídos de acordo com a sua função. Por isso podemos notar até no Facebook uma avalanche de “CEO da empresa X ou Y“…

Por outro lado, muitas vezes noticiamos fatos que envolvem dirigentes de empresas do ramo tecnológico. 

Para identifica-los, usamos siglas bastante conhecidas na Língua Inglesa, mas sem tanta expressão assim no nosso querido Português. Então, você sabe o significado de CEO, CIO, COO, CFO…?

Podem fazer uma pesquisa rápida no oráculo, ou acompanhar o artigo até ao fim. Aconselho-os a seguirem a segunda opção.

CEO(Chief Executive Officer)
Diretor Geral da Empresa, o cargo mais alto, normalmente o presidente da corporação, reporta-se ao presidente do conselho e aos membros do conselho.


CTO (Chief Technology Officer)
Responsável pela criação da infraestrutura tecnológica. É visto como a segunda ou terceira pessoa mais importante em qualquer empresa tecnológica. O CTO é responsável pela pesquisa e desenvolvimento e eventualmente fica a cargo de planos para novos produtos. Em linhas gerais, o CIO cuida da estratégia por trás da tecnologia.  CTO comanda a arquitetura e a infra-estrutura dos sistemas.

CIO (Chief Information/Imagination Officer)
Responsável pelo planejamento tecnológico e promotor da criatividade pessoal. É responsável pelos sistemas de informações de uma empresa, e, especialmente com a internet, muitas vezes se encarrega da infraestrutura de e-business da companhia.

COO (Chief Operating Officer)
O Diretor de Operações é geralmente o “homem” mais ligado ao CEO. Ele é responsável por Tudo que é relativo à operação de rotina da empresa, ou seja, todas as áreas que formam as engrenagens do negócio. Ele pode ser visto como um diretor-geral. Enquanto o CEO pensa a estratégia, o COO cuida mais de perto da rotina do negócio.

CFO (Chief Financial Officer)
O Diretor Chefe Financeiro é as vezes também o tesoureiro e, em muitas companhias, é visto como a segunda pessoa mais importante na companhia. É o indivíduo responsável pelo controle financeiro.

CHRO (Chief Human Resources Officer) 
Diretor de recursos humanos, como o nome indica, é o responsável pela gestão dos quadros da empresa.

CKO (Chief Knowledge Officer)
É o responsável pelo gerenciamento de conhecimento da companhia. Chamado de Chief Learning Officer (CLO), é quem administra o capital intelectual da empresa, reúne e gerencia todo o conhecimento da organização. Entende tanto de tecnologia e processos quanto de pessoas.

CRO (Chief Risk Officer)
Gerencia os riscos financeiros, as estratégias de negócio, a concorrência e a legislação. Além de questões financeiras, o CRO avalia itens como estratégia do negócio, concorrência, legislação e problemas ambientais.

CMO (Chief Marketing Officer)
Diretor de marketing. Um posto extremamente importante nas empresas, principalmente as de tecnologia, eles são os responsáveis por fazer os usuários acreditar nos produtos que o departamento técnico produz.

[Fonte]: Thalisson Oliveira / MenosFIos

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