quarta-feira, 19 de outubro de 2016

BLOG - Como ganhar dinheiro?


 Veja aqui o  guia completo para blogueiros!
As novas tecnologias abrem espaço para que novos creators sejam os próximos influenciadores da era digital. Veja o exemplo de Youtubers, Instagramers e blogueiros que fazem de seus hobbies, uma profissão. Ganhar dinheiro com blog, Youtube e outros canais é uma realidade cada vez mais comum, que permite com que as pessoas vivam de suas paixões.
É preciso lembrar, porém, que a partir do momento que você decide rentabilizar seu hobbie, você passa a ser um empreendedor. E o fato de gerir um negócio, exige muito trabalho. Às vezes, até mais do que um trabalho tradicional.
Sem mais delongas, neste post vamos falar sobre o universo dos blogueiros e ensinar quais são as melhores estratégias para se ganhar dinheiro com blog, se tornando um empreendedor digital. Acompanhe!
6 vantagens de se trabalhar com blog
Cada empreendimento possui suas particularidades e benefícios. Com os blogs não seria diferente. Por isso fizemos uma lista com as principais vantagens de se criar um blog:
  • Poder administrar seu negócio próprio
  • Horários flexíveis para trabalhar da melhor forma possível
  • Oportunidade de trabalhar com os temas que mais gosta
  • Possibilidade de escalar seus ganhos ao longo do tempo
  • Ser referência em determinado nicho
  • Poder trabalhar de casa ou do lugar que achar mais adequado
  • Qualquer pessoa consegue ganhar dinheiro com blog?

Essa pergunta é interessante, pois a resposta é subjetiva. Sim, qualquer pessoa consegue trabalhar e ganhar dinheiro com blog. Mas uma vez que você decide empreender, é preciso ter muita dedicação, foco,
resiliência e determinação, pois os resultados não surgem repentinamente. Mas sabemos que nem todas as pessoas conseguem fazê-lo. Nesse caso, a resposta é não, não é qualquer pessoa que consegue.
A boa notícia é que ninguém nasce com o mindset empreendedor. É preciso desenvolvê-lo. E se você for capaz de aprimorar essas habilidades, e ainda, estudar muito, você conseguirá alcançar o objetivo traçado. Lembre-se que todo o esforço valerá a pena quando começar a colher os resultados.
Qual o principal ativo de um blog?
Definitivamente, o principal e mais importante ativo de um blog é o tráfego que permeia por ali. Todas as suas estratégias devem ser baseadas em atrair tráfego com qualidade para, então, encaminhar sua audiência para uma conversão. Além disso, uma das informações mais valiosas que você pode conseguir de um visitante – grave isto – é o seu email.

O ciclo de conversão se baseia na (1) atração de visitas e aumento no volume do tráfego, (2) formação de uma lista de contatos, (3)nutrição de leads para, finalmente (4) oferecer e vender seu produto ou serviço.

Como começar a ganhar dinheiro com blog?
Atualmente existem diversas formas de gerar renda através de um blog e, provavelmente, no futuro, existirão outras formas com as quais ainda nem sonhamos. Confira como é possível lucrar sendo um blogueiro:
1. Consultoria
À medida que você for conquistando mais presença online, seu nicho terá você como referência naquele assunto e isso é excelente para prestar consultoria online. Esse tipo de serviço é excelente para comprovar seu know-how sobre o assunto e provocar o marketing boca a boca. Sempre que possível, peça aos seus clientes depoimentos sobre seu serviço e exponha-os em seu site. Essa prova social gerará mais credibilidade para outros clientes.
Mas é preciso lembrar que a consultoria, principalmente quando prestada individualmente, em algum momento, deixará de escalar pelo limitador de tempo. Todos nós temos 24 por dia e não há como trabalhar mais que isso sem um processo automatizado.
2. Google Adsense
Um blog com muitos acessos pode ceder espaço para a publicidade e a cada clique que o anúncio tiver, o blogueiro recebe alguns centavos de dólar. Quando um blog possui muitas visitas diárias, a probabilidade de conseguir muitos cliques, aumenta.
“Mas ainda vale a pena trabalhar com Google Adsense?” Sim, ainda é possível recorrer à esse método para obter renda extra!

O lucro com Adsense tem relação com o nicho, tráfego e layout do seu blog. Por isso, invista muito em conteúdo de qualidade para conquistar números satisfatórios de visita. Somente assim, você poderá visar resultados com publicidade.
3. Produtos digitais
Os produtos digitais estão cada vez mais em alta. Também conhecidos como infoprodutos, os conteúdos digitais são fáceis de acessar e podem ser consumidos em qualquer smartphone ou computador.
Com tanta tecnologia, as pessoas estão percebendo o mundo de oportunidade que têm com a internet. Já é possível aprender novas habilidades, aprimorar o desenvolvimento pessoal e profissional com cursos online. Do outro lado, existem os produtores digitais, aquelas pessoas que fornecem o conteúdo digital, produzindo materiais com muita qualidade.
Se você possui algum talento ou habilidade que pode ser transformado em material rico para determinado público, é hora de considerar tornar-se um produtor digital. Conheça mais sobre o que são produtos digitais e como criar um.
4. Programa de afiliados
Já aquelas que acreditam não terem vocação para ensinar, oprograma de afiliados é uma escolha muito lucrativa, principalmente para blogueiros! Ele funciona como uma ligação entre afiliados e produtores digitais, sendo os afiliados, promotores de cursos online de terceiros.
Existem duas grandes classificações para afiliados, sendo elas:
Afiliado autoridade: grupo em que encontram-se os blogueiros, responsáveis por atrair tráfego qualificado e através de seu engajamento, fazer indicações de produtos do nicho que atuam.
Afiliado árbitro: aquele que identifica muito bem a audiência ideal para determinado produto e investe em anúncios pagos para esse público.
A cada venda realizada por indicação, o afiliado ganhará uma comissão, que pode chegar até 80% do valor do produto. Tentador, não é? A Hotmart, por exemplo, possui mais de 50.000 produtos de diferentes mercados para serem comercializados. Escolha o produto que mais se adequa ao seu blog e invista em sua promoção!
5. Produtos físicos ou serviços
O blog é parte essencial de uma estratégia bem definida de Inbound Marketing. Ao invés da marca ir até o consumidor com propagandas invasivas, ela passa a produzir conteúdo de qualidade, que agregue real valor, para que o consumidor venha até marca. Essa estratégia, conhecida como marketing de conteúdo, gera mais engajamento e conversões.
Se você possui um e-commerce ou vende serviços (presenciais ou digitais), pode começar um blog e escrever sobre os assuntos que permeiam seu mercado. Tem uma loja virtual de biquínis? Que tal escrever sobre o mundo feminino, moda e tendências? Seu público se interessará por seus assuntos e quando precisar de um biquíni, se lembrará que a sua loja vende modelos lindos!
Passo a passo para começar a ganhar dinheiro com blog
Depois de listadas as melhores opções para ganhar dinheiro com blog, certamente você está se perguntando: “Ok, mas como começo um blog?”. Por mais que pareça um bicho de sete cabeças e você não entenda muito de internet, criar um blog do zero é mais simples do que imagina. Dê os primeiros passos para começar seu blog:
1. Defina um tema
Sobre qual assunto você irá falar? Se você não é um especialista, pense em temas sobre os quais você ama conversar e, naturalmente, são pautas de seu dia a dia. Além disso, você pode pensar temas que possuem carência de conteúdo na internet, sua concorrência, nesse caso, será menor.
2. Identifique seu público
É muito idealista e superficial pensar que seu público pode ser “qualquer pessoa”. Por mais que seja um conteúdo interessante, que qualquer pessoa possa se interessar, é preciso definir quem é seu público-alvo e mais ainda, sua persona. Sua persona é um personagem fictício, baseado em pesquisas com consumidores e é essencial para que você possa direcionar todas as suas ações àquele perfil específico. A princípio, defina uma só persona, e ao longo do seu negócio, você, eventualmente, identificará outros perfis de usuários. Acesse nosso post para entender como criar uma persona para seu negócio.
3. Escolha um nome
Pense em nomes criativos, que soem bem ao serem falados em voz alta. Um nome que seja fácil de memorizar e que você tenha orgulho de mencionar e recomendar para outras pessoas. Faça uma pesquisa extensa, peça ideia para seus amigos mais criativos, brinque com as palavras! Se tiver relação direta com seu tema, melhor ainda! Faça uma lista e siga para o próximo passo.
4. Registre um bom domínio
Com a lista em mãos, pesquise se o domínio está disponível para o nome que escolheu. Você pode fazer sua pesquisa no Registro.br. Ao encontrar o domínio disponível, basta registrá-lo pelo valor de R$ 40,00/ano. Sempre dê preferência para domínios “.com.br”, inicialmente eles vão ser melhores para seu posicionamento em ferramentas de buscas.
5. Ative sua plataforma de gerenciamento de conteúdo
O WordPress é a plataforma de gerenciamento de conteúdo utilizada por 10 entre 10 blogueiros de sucesso. Existem outras plataformas no mercado, mas não há motivos para não optar pelo WordPress: plugins, integrações, facilidade de SEO e uma extensa rede de conhecimento disponível gratuitamente. Seja você um iniciante no mundo digital ou um programador experiente, você vai encontrar nele o seu porto-seguro. Sendo assim, basta entrar no site, escolher o plano que te atenda inicialmente (você poderá fazer um upgrade quando desejar) e fazer o set up de seu blog. Clique aqui para começar.
6. Trace uma estratégia
Qual será o objetivo do seu blog? Majoritariamente, para ganhar dinheiro com blog, é preciso fornecer conteúdo informativo, que eduque o público, responda às suas dúvidas e crie um vínculo de confiança e credibilidade para que haja recorrência de visitas. Quanto mais engajamento seu público tiver com o blog, mais eles disseminarão seu conteúdo genuinamente. Fique atento às dicas a seguir e lembre-se de que cada uma é importante para seu negócio dar certo:
7. Crie bons conteúdos
Sua principal preocupação, ao criar um blog, deve ser fornecer conteúdos de qualidade e, mais que isso, sobre assuntos que sejam do interesse do grande público. Afinal, as pessoas precisam querer ler sobre o que você escreve, não é mesmo? E para saber o que está em foco em seu mercado, atente-se ao hype, participe de redes sociais, pesquise os tópicos citados pelos heavy users, tenha faro para identificar as novidades introduzidas pelos grandes influenciadores e antecipe-se, postando a respeito delas antes da grande massa de blogueiros e canais de notícias.
8. Mantenha um calendário editorial
O calendário editorial o ajudará a manter a frequência de postagens que você se comprometeu cumprir. Para que seu volume de visitas cresça mais rápido, é ideal que publique muitos conteúdos, mas uma vez que você define que irá postar três vezes por semana, por exemplo, deverá cumprir os prazos à risca. Dessa forma você estabelece um compromisso com você e com seu público. Busque adiantar os conteúdo e deixá-los pré-agendados, assim, se houver alguma adversidade, você continua em dia com seu calendário.
9. Adote a diversidade de conteúdo
Ao pensar em blog é comum que se atenha, principalmente, em posts escritos. Mas quanto mais rico for seu conteúdo, com diversos formatos, como imagens, vídeos e infográficos, mais completo e interessante ele será. Dessa forma, você poderá entender qual tipo de conteúdo gerado, engaja mais.
10. Convide sua audiência para ação
Planeje o layout de seu site pensando na conversão de seu usuário. Você pode distribuir estrategicamente botões Call to action (CTA) convidando seu visitante para baixar um ebook, assinar sua newsletter, se inscrever em seu canal do Youtube e diversas outras ações que forem interessantes para o seu negócio.
11. Construa uma base de contatos
Lembre-se: esse é um dos tópicos mais importantes para toda sua estratégia. Ao receber o email de um usuário, você poderá contatá-lo diretamente no momento mais propício e de maneira automatizada, gerando uma máquina de vendas. Estratégias para conseguir o contato de seus visitante:
 Oferta de conteúdo gratuito: ofereça conteúdo rico gratuitamente para seu público e peça o email em troca. Mesmo um ebook, infográfico ou outro tipo de material gratuito, deve ter qualidade e ter valor a quem baixá-lo.
Formulários: disponibilize formulários de contatos em seu blog. Você pode produzir uma newsletter ou apenas avisar seus assinantes sobre os novos conteúdos. Faça-os se sentirem exclusivos ao assinarem sua lista. Por ex: Receba em primeira mão os novos conteúdos.
Webinários: depois de conquistar um bom volume de vistas  em seu blog, você poderá promover webinários para discutir um assunto, divulgar um produto e pedir o email dos usuários para o acesso.
12. Faça parceria com outros blogs
Fortaleça sua marca fazendo parcerias com outros blog que não sejam seus concorrentes diretos, mas ainda assim, façam parte do mesmo mercado. Você pode abrir espaço para guest posts, convidando outra pessoa para falar sobre um assunto em seu blog e também oferecer para postar nos blogs de parceiros. Faça entrevistas, produza conteúdo em conjunto e ofereça material de co-marketing, dividindo os leads que adquirirem com a ação.
13. Construa engajamento nas redes sociais
Um blogueiro que se preza está presente em diversas redes sociais, produzindo conteúdo exclusivo e fortalecendo o contato com o público. Mas atenção: observe quais as redes sociais a sua persona realmente utiliza. Existem muitas opções, novidades surgem a todo momento e se você tentar utilizar todas as redes ao mesmo tempo, perderá o foco e não terá força suficiente em seus canais.
14. Metrifique
Para entender como suas estratégias estão performando, é preciso analisar, metrificar e entender o que os números querem dizer.Instale o Google Analytics e acompanhe seus resultados. O Google Search Console também é uma ótima ferramenta que lhe dará insights interessantes sobre seu CTR, palavras-chave que deve usar em seus posts e as posições que vêm alcançando nas páginas do Google.
15. Otimize
Faça testes A/B com seu blog, modifique botões de conversão (CTA), altere textos e imagens de campanhas, mude a frequência de entrega de emails e identifique quais alterações geraram mais ou menos resultado.
16. Siga os melhores
Monitore outros blogueiros, veja o que estão fazendo de diferente, observe o que seus concorrentes estão publicando e sempre pense em fazer melhor! Fique ligado em blogueiros estrangeiros e publicações de outros nichos que podem ser aplicáveis em seu negócio. Pense em se destacar pela criatividade, agilidade e credibilidade!
17. Estude marketing digital
Com a quantidade de blogs e sites existentes atualmente, atrair o público para o seu site pode se tornar um desafio, a menos que você estude bem as ferramentas usadas pelo mercado e aprenda como atrair, fidelizar e multiplicar os usuários que estão em busca de bom conteúdo. Para conhecer bem estas ferramentas, inicie ou aprofunde seus conhecimentos em Marketing Digital e você verá como esta área de conhecimento se tornará uma grande aliada no seu processo de venda.
18. Aprenda técnicas de SEO
SEO = Search Engine Optimization. Apesar do nome complicado, técnicas de SEO têm o objetivo de aprimorar o posicionamento de seu site nas ferramentas de busca, como o Google e o Bing, melhorando seu tráfego orgânico (aquele não pago). Os resultados dessa estratégia começam a surgir em médio e longo prazo, com um trabalho contínuo. Para entender mais o que é SEO, clique aqui. Uma vez que você começa a aparecer nas buscas para os termos mais adequados ao seu negócio, naturalmente você terá mais reconhecimento e poderá aproveitar esse momento para ganhar dinheiro com blog.
19. Invista em anúncios pagos
Muitas empreendedores, principalmente os iniciantes, têm calafrios só de ouvirem falar em anúncios pagos. Anunciar significa gastar dinheiro, certo? Errado! Ganhar dinheiro com blog organicamente pode requerer muita paciência e os anúncios darão velocidade ao seu negócio. Boas campanhas, na realidade, são investimentos e auxiliarão na divulgação de seu blog. Como comentamos, você pode utilizar os anúncios para promover um produto como afiliado.
20. Nutra seus leads com email marketing
Seus leads serão preciosos para começar a ganhar dinheiro com blog. Imagine você com uma base de 100.000 contatos e enviando seus emails manualmente? Soa como uma estratégia inviável, certo? Utilize ferramentas para construir funis de emails e automatizar todo o processo.
Para isso, utilize ferramentas de automação de marketing em que o principal objetivo é trabalhar a nutrição de leads através de email marketing. Você estabelece regras que fazem o envio de emails automáticos de acordo com o estágio de seu lead no funil de vendas.
Você encontra no mercado versões open source, como é o caso doMautic e outras pagas, como as brasileiras Lead Lovers e RD Statione a estrangeira Hubspot.
E se você já possui um blog?
Existem muitos blogueiros que começam a escrever sem pretensão e, naturalmente, alcançam bom volume de tráfego e uma audiência fiel. Se você já é um blogueiro, mas não faz ideias de como ganhar dinheiro com blog, estude qual a melhor estratégia para você. Seus números serão seus grandes aliados nessa decisão!
Se seu blog já possui bom número de visitas, você já está vários passos à frente para começar a ganhar dinheiro com blog.
Para uma página é livre de anúncios, começar com o Google Adsense pode espantar seus visitantes que estão acostumados com uma página limpa. Se decidir fazê-lo, ceda poucos espaços para anúncios e, aos poucos, vá aumentando, sempre se preocupando com a experiência que seu usuário terá ao navegar por seu blog.
Para criar um produto digital, observe como sua audiência interage com você. Provavelmente você terá a resposta em suas mãos. Se seu blog fala sobre o universo pet, um produto sobre adestramento pode cair como uma luva. É possível que seus próprios leitores já tenham lhe pedido alguma dica a respeito. Leia os comentários e perceba quais as necessidades do seu público. Ainda há a possibilidade de transformar todo o conteúdo do seu blog em um ebook ou videoaulas!
Como mencionamos anteriormente, o Programa de Afiliados é uma grande porta de entrada para blogueiros com boa audiência! Analise os produtos que têm mais a ver com seu mercado e faça a divulgação dos mesmos em seus conteúdos. Com uma audiência engajada, a chance de realizar vendas é muito maior!
Mão na massa!
Gostou de nossas dicas? Anotou tudo que precisará fazer a partir de agora? Então é hora de partir para a ação! Lembre-se que o trabalho para ganhar dinheiro com blog será sempre contínuo e, ter foco, é essencial! Por isso, crie hábitos de produtividade que o motivem a continuar o trabalho. 
Além disso, defina metas que serão os indicadores de que seu negócio está indo como planejado. Se não houver sinal de evolução, observe o que você poderia fazer melhor e faça!
Se nosso post foi útil, deixe seu comentário abaixo. Aproveite para nos contar como estão suas estratégias para começar a ganhar dinheiro com blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário