segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Marketplace - Modelo de negócio tambem conhecido com feirão virtual ou e-shopping


Oi, pessoal!   Li uma reportagem hoje no Blog do RECLAME AQUI sobre o Marketplace e achei muito interessante e explicativo.

Postei aqui para que os nossos leitores tenham uma idéia do seu funcionamento.

Muitos consumidores ainda têm dúvidas do que é um marketplace. Como assim, tem uma empresa dentro de um site de outra empresa? Como funciona isso quando for comprar? Quem responde se atrasar o produto? Essas dúvidas, o Reclame AQUI tem recebido todos os dias. Mas se você é um consumidor acostumado a comprar pela internet já ouviu falar ou já comprou nos famosos AliExpress e Amazon. Se sim, então você já comprou em um marketplace e nem percebeu.

O marketplace é um modelo de negócio também conhecido como feirão virtual ou e-shopping, ou seja, imagina um shopping! Dentro, existem várias lojas, certo? Marketplace faz isso pela internet e começou no Brasil em 2012 através de grandes nomes do e-commerce.

Para o especial desta semana, nossa reportagem, com a colaboração da equipe de atendimento do Reclame AQUI, separou as 10 perguntas mais comuns que os consumidores fazem antes, durante e depois de uma compra em um site que faz parte de marketplace.


1. O que é um marketplace?

É um shopping virtual que reúne, dentro de um único site, inúmeras empresas que podem vender os seus produtos. O modelo de negócio, também conhecido como feirão virtual ou e-shopping, começou no Brasil em 2012 através de grandes nomes do e-commerce e ganhou força expressiva no mercado nos últimos anos.


2. Como identificar um marketplace?

Na hora da compra pela internet, observe a informação “vendido e entregue por”. É neste momento que você vai saber com qual empresa está fazendo uma compra. Os principais sites de e-commerce que possuem marketplace já disponibilizam essa informação para o consumidor saber se está comprando do site principal ou da loja parceira.


3. Esse modelo de negócio é benéfico para o consumidor?

Sim, desde que as lojas parceiras tenham produtos variados, que diferenciam do site principal, e que os preços sejam competitivos. Caso contrário, pode ser "mais do mesmo".


4. Mas como assim? Comprei na loja "X", e não na "Y"!

Mais uma vez, a informação da questão 2, que aponta "vendido e entregue por" é tão importante. Você comprou na "Nome da loja - marketplace" que está dentro do site principal. Parece confuso, mas fique atento nas informações.



5. Como posso saber se a loja indicada no marketplace é confiável?

Veja a reputação em nosso site antes de comprar.


6. Se eu não receber o produto ou der um problema, quem é responsável?

A responsabilidade neste caso é solidária, ou seja, o responsável sobre qualquer problema na compra do consumidor é de ambas as empresas. Como o consumidor compra em um site, mas recebe de outro, pode gerar confusão, mas a prática já é muito comum em outros países.


7. Agora eu reclamo para quem? Para a "X" ou para a "Y"?

O Reclame AQUI conta com cadastros de grandes marcas com o nome "Marketplace". É pra essa empresa que deve reclamar. Exemplo: se você comprou numa loja parceira dentro da "Loja principal", você deve encontrar no Reclame AQUI o cadastro "Loja principal - marketplace". Assim, você saberá quais marcas respondem melhor seus marketplaces.



8. Mas eu reclamei para "X", por que o Reclame AQUI mudou para "Y"?

Isso acontece porque a empresa principal, onde o consumidor realizou a compra, notificou o Reclame AQUI apontando que aquele produto saiu de uma loja parceira. Por essa razão, a reclamação é migrada para a empresa que deve responder. Isso não muda nada na reclamação do consumidor, apenas direciona para o atendimento correto.


9. Mas o site que comprei tem reputação "ótima" em atendimento no Reclame AQUI e minha reclamação foi migrada para uma empresa "regular". E agora?

Os cadastros de marketplace no Reclame AQUI são novos. A proposta de marketplace também é novidade no Brasil. Por isso, as empresas que usam marketplace e as lojas parceiras ainda estão construindo suas reputações no Reclame AQUI. Quanto mais os consumidores reclamarem nas empresas certas e, mais importante, quanto mais os consumidores avaliarem os atendimentos, a tendência é que as reputações melhorem com o tempo.


10. O cadastro marketplace "Y" não responde a minha reclamação. Posso reclamar da empresa "X"?

Aí existem dois casos. O primeiro, explicado na questão "9", o consumidor que reclamou para "Loja principal", mas comprou de uma loja parceira, terá sua queixa migrada para "Loja principal - marketplace". 

Agora, se o consumidor quiser reclamar diretamente para a loja parceira, sem problemas. Também é uma opção. 

Fonte: Reclameaqui! matéria do Diego Viñas .

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